"O
propósito da formação é a preparação de indivíduos inspirados pelo Espírito
Santo a viver uma vida espiritual de acordo os princípios da espiritualidade
dos Carmelitas Descalços".
(Ratio Institutionis da Ordem Secular, art. 06)
Está
acontecendo em São Roque nestes dias 21 a 24 de julho o I MÓDULO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN- SEGUNDO CICLO
DIMENSÃO HUMANA,
Neste módulo
abordamos os assuntos:
Aula magna,
Formar segundo o Coração de Deus - Frei Francisco Sales Oliveira, ocd
1 -
Fundamentos Antropológicos- Facilitador: Frei Wilson de São Paulo,
OCD-
2 -
Fundamentos Psicológicos- Prof. Ms. Moisés Rocha Farias, OCDS
3 -
Fundamentos Metodológicos -Prof.ª Esp. Luciana Patrícia de Jesus Macêdo,
OCDS
4 -
Fundamentos sociológicos- Prof.ª Esp. Luciana Patrícia de Jesus Macêdo,
OCDS
1o. dia:
Apresentação de todos os alunos da Escola e meio a muito Frio, nosso coracção se aqueceu com o calor da partilha e da espiritualidade Teresiana que permeava todos os momentos.
Lili e Moises |
frei Wilson |
Edith Stein – Estrutura
da Pessoa Humana
um pouquinho do que estudamos juntos....
A
pessoa humana à luz da fé.
Na
angústia manifesta-se ao homem o que é sua existência. Tão logo se coloca a
pergunta, lhe é oferecida a resposta, pois o ser resulta patente para quem se
decide a querer vê-lo. O fato ao qual o homem trata de furtar-se é que está
“jogado” na existência para viver sua vida. À sua existência pertencem
possibilidades que tem que aceitar livremente, entre as quais tem que decidir.
O ponto mais extremo ao qual se encaminha, e que pertence irremissivelmente à
existência humana, é a morte: sua vida está assinalada com a morte. O homem vem
do nada e a ele se dirige, sem poder deter-se. Quem quer viver na verdade, deve
suportar olhar cara a cara o nada, sem fugir dele para o autoesquecimento ou
outras formas de segurança enganadoras. A vida profunda é para Heidegger uma
vida segundo o espírito. O homem é livre, no sentido de que pode e deve
decidir-se por um verdadeiro ser. Porém, não lhe foi assinalado nenhum outro
fim que ser ele mesmo e perseverar no nada de seu ser.
cafezinho pra esquentar |
Moises, Rose e Padre André, novo aluno da escola |
2o. dia
Moises no Segundo dia de aula |
Maturidade humana, pressuposto para
maturidade espiritual.
* Etapas do amadurecimento humano.
* Crescimento humano e cristão (idades).
A formação há de ser
permanente. É como o respirar, nunca podemos deixar! É algo inseparável da
comunidade em que a vocação ao Carmelo nos insere. “A caridade aumenta ao ser
transmitida”. Teresa quis formar comunidades orantes. O amor de umas para com
as outras, por exemplo, será a primeira condição para poder começar um caminho
de oração.
Formar segundo o Coração de
Deus é ter plena consciência de nossa vida leiga, sem querer formar
nossas comunidades para que sejamos frades ou monjas. Precisamos nos
inteirar do que a Igreja quer de nós. Pois há muitos seculares que não tem
plena consciência de quem eles realmente são; não buscam
saber, não leem e não se formam, e nem aceitam a formação proposta pela igreja
e /ou pela Ordem Secular. Para isso temos os nossos documentos nos orientando:
As constituições, a Ratio, Estatutos, Doc. Da Igreja e tantos outros. É preciso
que nós carmelitas seculares nos eduquemos nesta dimensão para
tomarmos consciência de que formamos parte de um povo que tem a mesma dignidade
de filhos e filhas. Conforme nos diz nossas constituições , no proêmio: “A
grande família do Carmelo Teresiano está presente no mundo sob muitas formas.
Seu núcleo é a Ordem dos Carmelitas Descalços, formada pelos frades, as monjas
de clausura e os Seculares. É uma só Ordem com o mesmo carisma”. Somos
responsáveis e co- responsáveis da organização e missão carmelita na igreja.
aulas no claustro pra esquentar |
3o. dia
Professora Luciana
A metodologia na formação.
*Metodologia de Jesus.
* O formador precisa de formação.
ü A linguagem na formação.
ü Encontros e não aulas.
ü Preparar-se para os encontros.
ü Acolhida.
ü Levantamento das experiências do grupo.
ü Aprofundamento das experiências do grupo com
o conteúdo proposto.
ü Conclusões
ü Celebrar
ü
- Importância dos Recursos didáticos-pedagógicos:
Cartazes, Teatro, Textos,
Poemas, Filmes, Músicas, Dinâmicas de grupo (meio e não fim), Estórias,
Ambientação.
Homem – Ser social.
ü Relacionamentos: humano e cristão.
ü Formar comunidade – dons do líder amoroso.
ü Virtudes sociais, culturais e políticas.
ü Valores humanos.
ü Diálogo
ü Como formar e trabalhar em grupo.
Provinciais unidos frei Cleber e Luciano |
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