FOTO OFICIAL |
ABERTURA
ORAÇÃO DA ESCOLA
ABERTURA FEITA POR MISES ROCHA
COORDENADOR DA ESCOLA
MISSA DE ABERTURA
CELEBRADA POR FREI ANTONIO PERIN
I DIA-
AULA MAGNA
COM
PROFESSOR LAUDELINO AUGUSTO , VICE PRESIDENTE DA CNLB -
CONSELHO NACIONAL DO LEIGO NO BRASIL
II DIA-
A EVANGELIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
HISTORIA DA EVANGELIZAÇÃO
CONCILIO VATICANO II
A EVANGELIZAÇÃO
IMPLANTAÇÃO DO CONCILIO VATICANO II
POR GUSTAVO CASTRO -OCDS
Mestrado
em Antropologia pela UFPE (1978-1979).
Mestrado
em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP 1970-1971).
Curso
de Filosofia (1957-1959; revalidado com Licenciatura UNICAP 1972-1973: Decr.
Lei nº 1051 de 21/10/1969) e Teologia (1960-1963) pela Faculdade Franciscana da
Província de Santo Antônio do Norte do Brasil.
Curso
de Especialização em Gerência de Organizações pela “Georgia State College”, de
Atlanta (USA 1967-1968).
Em 1998,
a pedido do Arcebispo, criou a Equipe de Coordenação Pastoral, onde atuou,
a convite, como seu coordenador até dezembro de 2005. Participa ainda
atualmente da nova Equipe de Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.
Fundador
e diretor da Escola de Formação de Evangelizadores da Arquidiocese (curso de
200 horas-aulas), desde a sua criação em 1999 até 2009.
Fundador
em 2007 e primeiro formador da Comunidade “Santa Teresinha do Menino Jesus e da
Sagrada Face, da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares, em Camaragibe,
Pernambuco.
Após
a posse do atual Arcebispo em 2009 e da grande Assembléia de Pastoral de
fevereiro de 2010 foi designado Presidente da Comissão Arquidiocesana de
Pastoral para o Laicato da Arquidiocese de Olinda e Recife, período 2010-2013.
Conselheiro
da Província São José da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares para o
período 2013-2016.
SUA AULA:
- A Igreja de Cristo sempre
foi missionária, sob as mais diversas formas, com pessoas das
mais diversas condições sociais. Com homens e mulheres de toda a sorte a
Igreja tem anunciado a Palavra de Deus a todas as gentes, conforme a
missão que o Senhor lhe confiando.
Vamos apontar, sem dúvida de
modo bastante sumário e muito incompleto, alguns momentos históricos
da vida missionária da Igreja até nossos dias.
- Na aventura cristã milenar
da Igreja, as grandes assembleias conciliares se constituem como uma
espinha dorsal. O conhecimento de seu desenvolvimento deixa transparecer
um elemento crucial da intervenção do Espírito Santo na história
da Igreja.
O impacto do Concílio
Vaticano II sobre a vida da Igreja Católica faz desejar pesquisas que nos
permitam descobrir de modo mais preciso sua gênese e desenvolvimento –
com todas as suas peripécias, e o jogo complexo das diversas influências
humanas, através dos quais o Espírito Santo traça o seu caminho.
GUSTAVO CASTRO |
Mons. Vitaliano Mattioli*
Trata-se de uma
oportunidade histórica para lembrar os últimos 20 Concílios Ecumênicos.
Na verdade o primeiro
Concílio foi aquele de Jerusalém, citado por S. Lucas nos Atos dos Apóstolos
(cap. 15), em torno do ano 50. Chama-se Apostólico porque convocado pelos
Apóstolos para resolver algumas questões sobre os judeus convertidos ao
cristianismo e a sujeição à lei de Moisés.
Em seguida foram celebrados
alguns concílios locais.
Depois da paz de
Constantino e do Edito de Milão (na verdade, foi proclamado em Tessalônica), no
ano 313, o exercício da nova religião cristã foi reconhecido no Império e a
Igreja ganhou a sua liberdade no sentido de que saiu da clandestinidade: de
religião não lícita passou a ser reconhecida como religião lícita.
Define-se um Concílio
Ecumênico quando não é celebrado por uma Igreja particular, como por exemplo
aquele de Elvira (Espanha) no 304, e quando tem a característica de
universalidade, quando se convoca todo o Ecúmeno, ou seja os Bispos das várias
dioceses. Leva o nome da cidade onde foi celebrado.
I) – Primeiro Concílio de
Nicéia (Turquia -19 de Junho a 25 de Julho de 325)
Foi convocado pelo "Imperador
Constantino para examinar a doutrina de Ário que negava a divindade de Cristo.
Este Concílio condenou a doutrina de Ário e definiu o dogma da divindade de
Cristo.
Formação do Símbolo Niceno
(fórmula breve do Credo).
II) – Primeiro Concílio de
Constantinopla (Turquia - de maio a Julho de 381). Definiu o dogma da divindade
do Espírito Santo. O Espírito Santo é Deus, como o Pai e o Filho. Formação do
Símbolo Niceno-Costantinpolitano (fórmula longa do Credo).
III) – Concílio de Éfeso
(Turquia - 22 de Junho a 31 de Julho de 431). Contra Nestório, proclamou o
dogma de Maria Mãe de Deus, a Teothokos.
IV) – Concílio de
Calcedônia (8 de outubro a 1 de novembro de 451). Condenação do monofisismo.
Declaração de que em Cristo há duas naturezas (divina e humana), na única
pessoa divina.
V) – Segundo Concílio de
Constantinopla (Turquia -5 de maio a 2 de Junho de 553). Confirmação das
anteriores heresias cristológicas e trinitárias.
VI) – Terceiro Concílio de
Constantinopla (Turquia -7 de Novembro de 680 a 16 de Setembro de 681). Condenação do
monotelismo. Em Cristo há duas vontades (humana e divina), assim como há duas
naturezas, embora sendo uma a pessoa, aquela do Verbo.
VII) – Segundo Concílio de
Nicéia (24 de Setembro a 23 de outubro de 787). Sobre a licitude do culto de
veneração (e não de adoração) das imagens sagradas, colocando um ponto final na
luta iconoclasta.
Este segundo Concílio de
Nicéia é o último Concílio reconhecido pela Igreja Ortodoxa. O Oriente, com o
Concílio de Santa Sofia (879-880) decidiu não reconhecer mais os Concílios
celebrados mais tarde pela Igreja de Roma. Esta decisão foi um precedente que
levou ao cisma definitivo do 16 de Julho de 1054.
VIII) – Quarto Concílio de
Constantinopla (Turquia - 5 de Outubro de 869 a 28 de fevereiro de 870). Tentativa de
resolver o cisma do Patriarca Fócio.
Confirma-se a licitude do
culto às imagens sagradas e o primado do Romano Pontífice.
IX) – Primeiro Concílio de
Latrão (Roma - 18 a
27 de marco de 1123). Contra o sistema da investidura leiga. Defende-se o
direito da Igreja na eleição e consagração dos Bispos. Também condena-se a
simonia.
X) – Segundo Concílio de
Latrão (Roma - 4 de abril de 1139). Formularam-se alguns cânones sobre a
disciplina do clero.
XI) – Terceiro Concílio de
Latrão (Roma, do 5 a
19 de março de 1179). Condenação da heresia cátara; promulgação das leis contra
a simonia; estabelecem-se normas e critérios para a eleição papal.
XII) – Quarto Concílio de
Latrão (Roma - 11 a
30 de Novembro de 1215). Condenação dos erros trinitários de Joaquim de Fiore.
Obrigação mínima da confissão e comunhão pascal. Definição da criação como ato
livre de Deus.
XIII) –Primeiro Concílio de
Lião (França - 28 de junho a 17 de julho de 1245). Ele reafirma a legitimidade
do novo casamento após a morte de um cônjuge. Esclarecimento sobre o
purgatório, inferno, céu.
XIV) - Segundo Concílio de
Lião (França -7 de maio a 17 de Julho de 1274). Elaborou-se um regulamento para
o conclave. Confirma-se a doutrina sobre o Espírito Santo, sobre a sorte das
almas depois da morte e sobre o primado do Romano Pontífice.
XV) – Concílio de Viena
(França – 16 de outubro de 1311
a 6 de maio de 1312). Supressão da Ordem dos Templários.
Sustenta-se que a alma é forma substancial do corpo.
XVI) – Concílio de
Constança (Suíça - 5 de Novembro de 1414 a 22 de abril de 1418). Solução do grande
cisma do Ocidente. Condenação dos erros de Wicleff e de Huss. Esclarece-se a
relação entre o Papa e o Concílio.
XVII) – Concílio de
Basiléia, Ferrara, Florença, Roma (Suíça - Itália, 23 de Julho de 1431 a 7 de maio de 1437).
Declarações sobre o Espírito Santo, sobre a Eucaristia e sobre os Novíssimos.
XVIII) – V Concílio de
Latrão (Roma - 3 de maio de 1512
a 16 de marco de 1517). Declarações sobre a imortalidade
da alma e decretos sobre a reforma da Igreja.
XIX) – Concílio de Trento
(Itália - Roma – 13 de dezembro de 1545 a 4 de dezembro de 1563).
Concílio da Contra-Reforma
para corrigir os erros de Lutero e confirmar e esclarecer a doutrina da Igreja
na sua totalidade.
XX) – Concílio Vaticano I
(8 de dezembro de 1869 a
18 de Julho 1870). Declaração sobre a Doutrina da fé católica contra o
liberalismo e o racionalismo. Sobre a estrutura da Igreja. Define-se o Primado
do Papa e a sua infalibilidade.
XXI) - Concílio Vaticano II
(11 de outubro de 1962 a
7 de dezembro de 1965).
* Mons. Vitaliano Mattioli,
nasceu em Roma em 1938, realizou estudos clássicos, filosóficos e jurídicos.
Foi professor na Universidade Urbaniana e na Escola Clássica Apollinaire de
Roma e Redator da revista "Palestra del Clero". Atualmente é
missionário Fidei Donum na diocese de Crato, no Brasil.
E TAMBÉM:
Tivemos a visita ilustre
de
Frei Pedro Paulo di
Bernardino( aqui com Rose Piotto, diretora da Escola de Formação) autor do Itinerário Espiritual de
Santa Teresa de Jesus, livro apresenta certas
circunstâncias que exerceram forte influência na vida de Santa Teresa de Ávila,
a ponto de delinearem a fisionomia de sua oração e espiritualidade. A partir dos escritos de Santa Teresa o autor
estabeleceu diferentes estágios oracionais em relação ao desenvolvimento
espiritual.
Frei Pedro fez uma apresentação de alguns seus outros livros e também conduziu a nossa adoração ao Santíssimo Sacramento, ponto alto de nossa Escola.
PARA A
TEOLOGIA DO LAICATO
MARIVAN SOARES RAMOS, |
Nascido em
17/02/68, casado, três filhos. Reside na cidade de Mauá – São Paulo.
Atua na Paróquia
São Pedro Apóstolo, Mauá – Diocese de Santo André – como Ministro
Extraordinário do Culto e da Palavra.
Tel.: (11) 4518-7318/ 97275-5727
email:
marivan@sioncentrodeestudos.org
Atividade
profissional
- Coordenador
do Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCEJ – São Paulo), dos Padres de
Sion, que em parceria com a UNIFAI promove cursos de pós-graduação (Lato Senso) em: Cultura, Judaico-Cristã, História e Teologia e em Ensino
Religioso, Práticas Pedagógicas em Ensino das Religiões.
- Professor
de Teologia em cursos livres de Teologia para leigos.
Introdução
à Eclesiologia
Prof. Ms. Frei FRANCISCO
SALES AMARO OLIVEIRA, OCD
ATUALMENTE SUPERIOR DO CENTRO TERESIANO EM SÃO ROQUE-SP
Bacharelado em Filosofia
pela Universidade São Judas Tadeu (2001).
Bacharelado em Teologia
pelo Instituto Santo Tomás de Aquino com diploma da Pontifícia Universidade
Salesiana de Roma (2006).
Mestrado em Teologia
Sistemática pela FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2009).
Especialização em Mística
pela Universidade Católica de Ávila (2012).
TÓPICOS APRESENTADOS:
- O que é a Igreja?
- A perspectiva histórica
- A perspectiva sociológica
- A perspectiva psicológica
- A perspectiva da fé
- A perspectiva da teologia
- OS PRIMÓRDIOS DA IGREJA: AS COMUNIDADES DO NOVO TESTAMENTO
- AS COMUNIDADES PÓS-APOSTÓLICAS
- ECLESIOLOGIA DO PERÍODO MEDIEVAL (IGREJA DE CRISTANDADE)
- Contexto histórico
- Os ministérios na comunidade: do serviço ao poder
- O primado romano
- Consequências da eclesiologia de cristandade
- A ECLESIOLOGIA DO PERÍODO DA REFORMA
- A ECLESIOLOGIA DO VATICANO I
- A ECLESIOLOGIA DO VATICANO II
- De uma Igreja “sociedade perfeita” a uma Igreja “mistério”
- De uma Igreja cristomonista a uma Igreja trinitária
- A primazia da Igreja Local
- Antropologia da Igreja Local
- Igreja Local como sujeito da missão
- Igreja universal e Igrejas locais
TIVEMOS NESTA AULA O FILME "POR DENTRO DO VATICANO"
QUE FOI PARTE DA FORMAÇÃO QUE NOS FOI DADA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário