quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

DISCURSO DO ENCERRAMENTO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN Fevereiro/2022

 

DISCURSO DO ENCERRAMENTO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN

Fevereiro/2022

Boa noite a todos!

Eu Mary Aparecida de Camargos juntamente com os demais formandos em fevereiro de 2022, da Escola de Formação Edith Stein, queremos agradecer primeiramente a Deus, a Nossa Senhora do Carmo, São José e todos os Santos Carmelitas pela graça de termos concluído esse último módulo.

Agradecemos também, a todos os membros do Conselho Provincial da Província de São José, a todos os coordenadores, organizadores e professores da Escola de Formação Edith Stein.

Aqui faço um agradecimento especial pela organização e formatação dos módulos na forma virtual, nos proporcionando participar dentro do nosso tempo, em nossas casas e até rever os conteúdos das aulas que ficaram gravadas. Com isso, senti-me grandemente abençoada, pois seria difícil para mim a participação presencial. Acredito que esta seja também a realidade de muitos colegas que adquiriram tanto conhecimento, graças à tecnologia e o empenho de todos os coordenadores, professores. Destaco aqui, o colega formando José Maia, que esteve à frente, nos orientando, atendendo as demandas de alunos e professores! Obrigada, colega!

A nossa caminhada foi suavizada pelo carisma dos nossos professores que também se adaptaram a essa nova modalidade de aulas virtuais e passaram de forma brilhante, os conteúdos propostos, nos enviando um riquíssimo material, que com certeza, passa a ser um acervo precioso de nossos estudos cotidiano, nos capacitando para estarmos a serviço. Sim! Um carmelita descalço secular deve estar preparado de forma global, num equilíbrio equitativo entre as quatro dimensões que a formação nos oferece: Dimensão Humana, Doutrinal, Carmelitana e Espiritual.

Na abertura do Módulo III, em agosto de 2020, Frei Alzenir ressaltou que “toda a formação deveria levar a vivência prática em nossas famílias”. É desafiador sem dúvida! Mas, com a bagagem que nos foi oferecida, temos agora nos esforçar e nos tornar vozes ativas e propagadoras da verdade que é Deus, não só no âmbito familiar, mas em todos os lugares por onde passarmos. Não dá mais ser um carmelita só dentro do grupo, do Carmelo... temos que ultrapassar os muros de nosso comodismo, individualismo e encontrar com aqueles que tanto necessitam da alegria do anúncio e vivência das bem aventuranças do Evangelho!

Em todos os módulos, percebemos a centralidade na pessoa de Jesus Cristo, a necessidade da construção do carisma teresiano em nós. Os ensinamentos  foram pautados não só de forma intelectual, mas um aprendizado que nos fez um convite à conversão cada dia, pois somos chamados a santidade. Isso mesmo: ser santo. Ser santo é ser feliz, é ajudar o espírito a organizar tudo em nós, de modo a vivermos em equilíbrio vital. Com a graça de Deus operando em nós, vamos sendo purificados até retornarmos aquele projeto inicial que Deus contemplou e viu que tudo era bom. Temos então, colegas, uma vocação fundamental à santidade e o resultado disso é ser feliz, é ser um bem aventurado! A santidade não é uma exclusividade daqueles homens e mulheres maravilhosos que nos inspiram como Santa Teresa, São João da Cruz, Santa Teresinha, Santa Elizabete da Trindade, São Luiz e Santa Zélia Matin, Santa Josefa Naval e tantos outros... Todos temos uma vocação fundamental à santidade ou seja a felicidade da proximidade de Deus!

Outro apelo dos conteúdos foi a responsabilidade da continuidade do carisma teresiano, através do conhecimento das origens __ os santos que nos precederam , suas lutas e experiências, o estudo das Constituições e regras, o estudo dos documentos da Igreja. Tudo foi nos apresentado, de uma forma a vermos toda essa história com os olhos da fé. Nosso professor Moisés nos disse em 09/08/20: “Não é legalismo que salva! A partir do momento que estudo, compreendo, o meu coração se dispõe a obediência dessas leis”

E assim, foi um constante chamado a essa interiorização. Descobrir quem somos, onde estamos e para onde queremos chegar, descobrir que somos seres espirituais em constante caminhada, cujo o objetivo é nos tornar em outro Cristo, ou seja, seguir e praticar a proposta do Evangelho, “num exercício contínuo de nos aproximar de Deus e nos sentir inseridos em Deus, de nos unirmos a Deus, de nos configuramos cada vez mais na vida de Jesus” como nos disse o professor Artur Viana em fev/2020.

Por tudo isso, a Escola de Formação Edith Stein cumpriu conosco os seus objetivos, nos preparando para a vivência do carisma teresiano, como escreve bem o Pe. Savério de Cannistrà:

“O carisma é rico, mas também exigente, ocupa espaços de nossa vida e os integra. Quem se decide por esta vocação com determinada determinação vai descobrir que não se pertence, que não pode reservar-se para si e que ao mesmo tempo, possui tudo. O essencial é viver uma vida no Espírito que se acende em nós e nos chama à luz, obrando e transformando nossa realidade.”

É isso agora que nos espera: uma realidade a ser transformada! Que possamos honrar o que recebemos, procurar dar continuidade a esses estudos, e agirmos de forma significativa nos ambientes que transitamos! Foi muito bom convivermos, mesmo que de forma virtual! A palavra final é gratidão!

Obrigada a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DISCURSO DO ENCERRAMENTO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN Fevereiro/2022

  DISCURSO DO ENCERRAMENTO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN Fevereiro/2022 Boa noite a todos! Eu Mary Aparecida de Camargos juntament...